quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

S.Clemente de Sande

Começa a tornar-se tradição entre nós: na primeira saída do ano, como as pernas se tornaram mais pesadas durante os festejos de Natal e dos Reis, fazemos sempre um passeio levezinho, num destino não muito longe: Este foi mesmo á porta: S. Clemente de Sande, no concelho de Guimarães, pertinho das Caldas das Taipas.
Há 2 características negativas e tristes sempre presentes nos montes ou bosques perto das cidades: motos a fazer cross e lixo. Em alguns pontos há autênticos montes de entulho, despejados ilegalmente, sejam restos de construção ou actividade industrial, sejam restos domésticos. Com tantos eco-pontos, recolha organizada, gratuita ou a baixo preço, não se justifica este tipo de atentados á natureza e á civilização e que só se explicam pela total falta de civismo, educação e respeito pelos outros e que são autênticos "choques" á vista e á inteligência!
Depois da primeira paragem para descanso e para a "buxa" matinal, seguimos caminho por entre altos penedos e montes.
Felizmente também aínda há actividades agrícolas que respeitam a tardição e a natureza, bem como desportos que não poluem e são até um regalo á vista. O parapente é um deles.
E quando a saída é curta e próxima, certamente já adivinharam como acaba: com um churrasco e na mesa!
Até á próxima!