segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Trilho de S. Bento


Ontem realizamos a nossa Saída ao Campo de Outubro. O Ângelo ficou encarregado de escolher o destino e decidiu-se pelo trilho de S.Bento, que começa mesmo quase á porta do conhecido Santuário nos arredores do Gerês.



Foram 11 kms que valeram por 22! O trilho é bastante duro, não pela irregularidade do percurso, que até inclui alcatrão, mas pelo desnível das subidas e descidas, que exigem muito mais esforço.

Os pontos altos foram o fojo do lobo, antigo abrigo de pastores, e a furna do carvoeiro, um centenário forno onde os locais faziam carvão.

De resto, foram as paisagens sempre espectaculares do Gerês, principalmente nesta altura do ano.

 Como nos acontece várias vezes, pelo caminho entabulamos conversa com dois habitantes locais de provecta idade, os Srs. Machado e Coelho, que do alto dos seus 89 anos nos presentearam com muito conhecimento e bom humor, tendo o bigode do Virgílio sido o centro das atenções e de sugestões curiosas.


Para provar que quem vê bigodes não vê corações, o Vírgilio estando "Alerta para Servir", resolveu ajudar a rachar lenha, tendo os dois anciãos ficado visivelmente surpreendidos e agradecidos.


No final aproveitamos para mais uma visita ao Santuário, impressionante na sua modernidade, bem como depositar a nossa oração á imagem de S.Bento, na igreja antiga, destino da devoção de muitos fiéís de todo o país.

No caminho de regresso fizemos um desvio para conhecer um miradouro espectacular, com formações rochosas verdadeiramente curiosas. Mais uma actividade das que "lavam a alma".



Até à próxima.