sábado, 29 de setembro de 2012

Caminhada Solidária


O nosso Núcleo colaborou mais uma vez com a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, trabalhando no controle do trânsito para o bom desenrolar da Caminhada Solidária e da Mini-Maratona, que apesar da chuva levou milhares de pessoas pelas ruas da cidade.

Esta atividade anual pretende chamara a atenção da população para os problemas das pessoas com paralisia cerebral bem como recolher apoios para a Associação que procura ajudar a integrar na sociedade pessoas "diferentes mas com direitos iguais".

Até à próxima.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Feira Afonsina


O nosso Núcleo esteve presente na Feira Afonsina, que decorreu em Guimarães no passado fim de semana. Desta vez estivemos presentes oficialmente como Núcleo da Fraternidade Nuno Álvares.



Primeiro, em colaboração com o Agrupamento 331 do CNE, montamos uma parte do acampamento militar na zona do Castelo. As tendas de construção artesanal que lá existiam, foram todas da nossa autoria e fruto do nosso trabalho. Depois, enquanto alguns de nós fizeram parte dos figurantes e tiveram papeis de relevo nas representações de cenas da vida de Afonso Henriques, que faziam parte do programa oficial, outros tomaram conta da "Taberna da FNA", com as bifanas, a sangria e a limonada, todas de nossa receita e produção própria, a constituírem-se como um grande sucesso.







Tivemos ainda o prazer de receber a visita de irmãos escutas dos Núcleos de Urgezes, S. Torcato e o de Polvoreiora "em peso", já que realizaram, também nesse dia uma atividade de índole cultural, com visita à feira.

Foram 3 dias muito cansativos mas que valeram a pena, pela entrega de todos e trabalho em conjunto, que ajuda sempre a reforçar a amizade. Apesar de não ser esta uma atividade de índole escutista, é com certeza um trabalho de cidadania, ao ajudarmos a nossa cidade a realizar um evento muito bonito, que a dignifica e promove.

Até à próxima. 

domingo, 2 de setembro de 2012

ACANAC-Nós fizemos parte

Terminado que foi o ACANAC, é com grande orgulho que dizemos que o nosso Núcleo esteve presente com 11 elementos e que todos nós tivemos um importante papel para que este evento da FNA tivesse sido um sucesso e uma grande festa.

Com o Ginho, o Melo e o Casal na organização, o Jominho como Guia de uma das equipas, o Maia como um dos colecionadores e o Fernando com os seus robôs no espaço "Saber Fazer", o Virgilio e o João tiveram um trabalho decisivo no bar de Campo,  enquanto o Coelho e o Jorge, com todos os outros, integraram um dos momentos altos do Acampamento, na abertura do Fogo de Conselho. com a representação de uma das festas mais simbólicas de Guimarães: o Pinheiro das Nicolinas.E o Matos ainda nos surpreendeu, liderando o Grupo Folclórico de S. Torcato que nos visitou na sexta-feira à noite.

Fica a satisfação do dever cumprido e o orgulho pela participação naquele que foi o maior e melhor ACANAC de sempre na História da Fraternidade.

Até à próxima.