quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Fundação do Núcleo de Santo Amaro


Estivemos presentes na cerimónia de fundação do Núcleo de Santo Amaro, aqui na nossa cidade de Guimarães.

Depois da apresentação da sede do Núcleo, com o hastear da bandeira, visitou-se a Gruta do Silencio, um local muito interessante nesta paróquia.


O desfile levou-nos até à Igreja paroquial, onde decorreu a cerimónia de investidura dos 9 elementos que fundam assim o núcleo.


O Presidente Regional, a convite do Assistente do escutismo em Santo Amaro, Rev. Padre Henrique, que é também o Assistente Regional adjunto do CNE, apresentou a Fraternidade Nuno Álvares à comunidade paroquial, tendo enfatizado a vertente de Escutismo Adulto, em detrimento da noção antiquada de "antigos escuteiros".

Depois da entrega das lembranças a todos os Núcleos participantes, seguiu-se um lanche/convívio que encerrou a festa da melhor maneira.

Até à próxima.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

5º aniversário do Núcleo de Urgezes


O nosso Núcleo esteve presente no 5º aniversário de Urgezes. As festividades começaram com uma sessão solene no "Vaca Negra - Centro de Arte e Cultura" tendo os 11 elementos fundadores do Núcleo sido alvo de uma homenagem.

O desfile levou-nos à igreja paroquial, para a Eucaristia, com a Renovação de Promessa de 4 elementos.

No final, regressados ao "Vaca Negra", foi servido um lanche ajantarado que animou o convívio de todos os participantes.

Aproveitamos para visitar a Estação da Região de Braga da FNA no JOTA/JOTI, que estava a funcionar numa das salas do Centro de arte e Cultura. As comunicações por radio e internet entre escuteiros de todo o mundo já iam muito avançadas, com a participação real e prática de muitos associados da FNA e escuteiros do Agrupamento de Urgezes do CNE.

Até à próxima.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

40º aniversário do Núcleo de Ronfe


O nosso Núcleo esteve presente nas comemorações do 40º aniversário de Ronfe, um dos núcleos mais antigos da Região e do país.

Depois de hasteada a bandeira, um desfile levou-nos ao cemitério, onde se homenageou os escuteiros falecidos. No regresso depositamos flores no monumento ao  escutismo, que foi erigido por iniciativa da FNA. Seguiu-se a Eucaristia, muito participada e uma sessão solene, onde após os discursos da praxe se distribuíram lembranças aos mais de 30 Núcleos presentes.


Um lanche/convívio fechou as comemorações.

Até à próxima.