segunda-feira, 19 de junho de 2006

Acampamento Anual


Nos dias 10 e 11 de Junho realizamos o nosso Acampamento Anual. É uma das nossas actividades mais fortes. Alguns do elementos do nosso Núcleo, que por razões várias, quase nunca participam em nenhuma actividade, ao acampamento nunca falham! Mais que uma vez tivemos elementos do Agrupamento 331 conosco, bem como nossos familiares. Este ano, por coincidências várias, fomos só nós, e pela primeira vez na nossa história, não participou nenhum elemento feminino. Esperemos que tenha sido a primeira e a última vez. É que sem mulheres conosco, nós portamo-nos pior!

Casa da Veiga, perto de Moínhos de Rei, na Serra da Cabreira, foi o nosso destino. A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto deu a devida autorização. Tivemos sempre o acompanhamento e apoio dos elementos do grupo florestal da Câmara, que foram de uma simpatia sem limites. Esta autarquia tem recuperado todas as antigas casas da guarda florestal, bem como outras instalações de floresta e agora, em excelentes condições, aluga-as, para turismo de floresta. O preço é que não é muito amigável! Mas a zona é tão bela que isso passa a ser um pormenor secundário. Quanto a nós, escuteiros dos sete costados, não precisamos de casa para nada, já que as tendas e o ar livre são o nosso meio natural. Poupamos dinheiro e divertimo-nos mais.


Depois do campo montado e de comermos o farnel, há sempre tempo para uns jogos tradicionais. O chincalhão (malha), é um dos favoritos, com direito a muitas discussões, ataques pessoais e juras de vingança! Nada que uns copos de verde fresquinho não façam desaparecer em poucos minutos! Em tempo de Mundial de futebol, houve também espaço para uma partidinha de 3 contra 3. Depois de várias quedas no mato, caneladas e jogadas de génio, os melhores ganharam por 6-0.

Não podíamos deixar de fazer uma caminhada pela serra. Para nós é quase instintivo e obrigatório. Alivia a mente, exercita o corpo, e abre o apetite para o jantar: um churrasco de carne que nos fazia crescer água na boca por antecipação!

No fim de uma caminhada, se há água, há banho! Este tanque, que nos serviu de piscina, casa de banho e lavatório da louça, foi de uma utilidade fundamental. Bendito!

Não, não foram copos a mais! É apenas o Armando a tentar mais uma foto artística! Sim, que ele é um grande fotógrafo! Tem milhares de fotos e filmes das nossas actividades! Nunca vimos nenhuma mas há vários anos ele promete que um dia nos vai mostrar tudo! Talvez no Lar da Terceira Idade, quando lá estivermos todos e já não houver pernas para Saídas ao Campo!



Depois de um lauto jantar e um fogo de conselho animadíssimo, no Domingo de manhã não havia própriamente "pernas" para grandes esforços. Assim, optamos por um passeio TT, para outra zona da serra. Natureza pura e bela foi mais uma vez a recompensa.
Um bacalhau na brasa, como almoço de Domingo, regado por verde fresquinho ou tinto maduro, sobremesa, o bolo do João que faz anos em todos os Acampamentos (incluíndo a actividade de inverno) café e digestivo, originaram cenas deste tipo. Tristes ou de sonho, cada um que decida!



E pronto. Mais um que acabou. Já lá vão 8. Regressamos a Guimarães a tempo da Missa para os que quiseram e aínda de assistir ao primeiro jogo de Portugal no Alemanha 2006. Fica uma última foto de grupo, embora não tenham ficado todos no "boneco". Até á próxima!

Sem comentários: