terça-feira, 26 de maio de 2009

40º Aniversário do Agrupamento 331-S.Dâmaso do CNE

O Agrupamento 331 de S.Dâmso do CNE comemorou 40 anos no fim de semana passado. Como todos os elementos do Núcleo nº 2 da FNA foram elementos deste Agrupamento, e alguns dele fundadores, nada mais natural do que termos sido convidados para participar activamente na organização, preparação e logística do Acampamento comemorativo.


Os preparativos começaram há 1 ano atrás mas foi já na sexta-feira ao fim da tarde que começou a montagem do campo, após o encerramento da feira semanal de Guimarães. Que melhor local poderíamos querer do que o Campo de S.Mamede, com a nossa igreja de um lado e o Castelo do outro?




Assim, enquanto alguns de nós foram destacados para ajudar as secções: a Berta, o Fernando e a Ângela, na 1ª, 3ª e 4ª respectivamente, o Chefe Domingos, o Chefe Eduardo, o João Marques, o João Miranda, o Jominho, o Tito, o Ginho, o Manel, o Armando e o Presidente Melo, bem como o futuro elemento Maia, juntaram-se a um grupo de pais que estão sempre prontos para ajudar e com os elementos do activo, graças ao excelente trabalho de organização e planeamento efectuado pelos dirigentes do Agrupamento, conseguiram montar e organizar todo o campo até ás 2h00 da manhã.

Assim, pelas 9h00 tudo estava pronto para receber os quase 500 escuteiros que participaram neste bonito acontecimento. Durante o acampamento aínda tivemos a visita da Céu, do Jacinto, do Ângelo e do José Araujo. A FNA em peso! Além da Secretaria, tivemos a nosso cargo apoiar jogos, buscar material, electricidade, canalizações, transporte, limpeza e segurança do Campo.




Após as montagens dos sub-campos, foi feita aabertura oficial do Acampamento, com a presença dos presidentes das juntas de Azurém e Oliveira, o Chefe de Nucleo de Guimarães e o de Zona, e abençoado pelo nosso pároco e Assistente do agrupamento, Padre Domingos.



A FNA também teve o seu espaço no campo, onde nos instalamos confortavelmente.


A tarde de Sábado foi passada nos jogos. Após o jantar, que é sempre um momento divertido para nós, fez-se o Fogo de Conselho, no qual também tivemos participação.

Um dos locais mais visitados foi a exposição dos logótipos comemorativos dos diferentes aniversários deste Agrupamento (de 5 em 5 anos) com fotografias de cada uma das épocas. Muitos ex-escuteiros gostaram de se reconhecer e rever nestas fotos. Além disso havia uma tenda de material escutista de colecção, que o Fernando Maia recolhe, guarda e organiza há já vários anos, tendo milhares de peças no total! É obra!


O Domingo de manhã foi por nós passado a construir e montar a armação e cobertura para o que seria o altar da Missa de Campo. No entanto, S.Pedro não esteve pelos ajustes e na altura prevista deu-nos uma chuva forte que levou a Eucaristia para dentro da Igreja. Paciência! Pelo menos o grupo coral, do qual fazem, parte vários elementos da FNA, ouviu-se bem melhor! E no final, a nossa "obra" serviu de palco para a entrega de prémios e lembranças. O nosso trabalho ficou assim recompensado!

É de realçar também a colaboração da Câmara Municipal de Guimarães, não só pela autorização da utilização do Campo de S. Mamede para um evento escutista desta envergadura, mas também na colocação dos contentores, eco-pontos e casas de banho para toda esta gente. O Escutismo é aínda e com certeza será por muito tempo, uma instituição respeitada e de confiança, mesmo junto das entidades oficiais, que sabem que podem também contar conosco em todas as actividades de animação e solidariedade social para as quais nos convidarem.
Até à próxima!

Sem comentários: