Na foto de grupo faltam 2
O Núcleo de S.Dâmaso participou activamente no projecto Limpar Portugal no sábado passado. 6 dos nossos mais a Xana e o Virgílio, e apesar da chuva, estavamos na sede ás 8h30 da manhã, "alertas para servir". A pedido da organização em Guimarães, fomos destacados para a freguesia de Leitões, onde havia muitas lixeiras e apesar dos muitos e esforçados voluntários locais, insuficientes para a quantidade de lixo a recolher.
Como gesto de boa-vontade para conosco, voluntários externos, ofereceram-nos logo uma das piores e mais difíceis lixeiras, que nós aceitamos de bom grado e com enstusiasmo. Descendo quase a pique e com um regato pelo meio, o que levou a muitas escorregadelas e algumas quedas, ao fim de uma hora já estavamos esgotados e completamente sujos.
Antes
Depois
Olha como ficaram as nossas botas!
Para piorar, a chuva caiu de forma inclemente durante quase todo o dia, mas não esmorecemos e não desistimos enquanto não limpamos tudo, com excepção de uma zona de acesso impossível para simples "peões" como nós. Só máquinas de grande porte poderiam fazer esse trabalho. Assim, aínda fomos a tempo de ajudar a limpar outros pontos um pouco mais atrasados. A Junta de freguesia e a Câmara Municipal disponibilizaram algumas máquinas, camiões e carrinhas, que se juntaram a vários tractores e no final do dia a quantidade de lixo recolhida foi impressionante. Não vale a pena estar a especificar o tipo de lixo recolhido. Temos a certeza que em quase todo o lado foi mais ou menos igual. No entanto o destaque pela negativa vai para o lixo de partes automóveis, o de maior quantidade, deixando claro que alguns chapeiros e mecânicos bem como algumas oficinas de pneus são os que menos respeitam a natureza.
A simpatia desta gente de Leitões, uma freguesia rural do nosso Concelho, foi impressionante e tivemos direito a um almoço regional, com tudo o que de melhor se faz na terra, ajudando ao convívio entre os voluntários locais e os que vieram de fora e a retemperar forças para o trabalho do resto da tarde.
No final, cansados mas com o conforto da sensação do dever cumprido, ficou no entanto a frustração de sabermos lá no fundo que o tipo de pessoas que comete estes crimes não se vão compadecer com o nosso esforço nem envergonhar com os seus actos. Provavelmente até vão sentir-se mais confortáveis a sujar porque afinal até há quem limpe. Só uma fiscalização mais apertada e punições mais eficazes poderão impedir que daqui a alguns meses, todo o esforço dispendido neste dia por milhares de voluntários de Norte a Sul de Portugal tenha sido em vão e o lixo volte aos locais de onde agora, com tanto esforço, o retiramos.
Até à próxima.
Sem comentários:
Enviar um comentário