quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Trilho das Minas de la Sombra


Este fim de semana foi em cheio!

Começamos com uma caminhada e nova internacionalização. Fomos para o Gerês mas do outro lado da fronteira, em que se chama Xures. Perto da vila de Lobios há um trilho que começa na Ermida da Nª Sra. do Xures e vai até ás Minas de la Sombra, antigas jazidas de volfrâmio abandonadas já há muitos anos. O trilho é muito bonito, quase sempre com vista para um riacho cristalino, sem subidas acentuadas, exceto na reta final, mas sempre a subir, durante 10 kms. O piso também é um bocado irregular, aumentando a dificuldade.

Chegados as minas, penetramos dentro da Montanha, percebendo como seria dura a vida daqueles homens, trabalhando dentro da terra durante todo o dia e sem qualquer hipótese de distração depois do trabalho. Nem sequer poderiam ir a casa frequentemente visto o trilho que fizemos ser o único que ligava a mina ao resto do mundo. Se fossem uma vez por mês já seria muito!

Felizmente, no regresso foi quase sempre a descer.Já muito cansados, acabamos da melhor maneira, parando na piscina de água quente vulcânica de "Os baños". Nada melhor para descansar os músculos e retemperar as forças.

Travamos ainda conhecimento com o Marcos, um caminhante solitário que anda muito pelos dois lados da Serra do Gerês/Xures, a quem demos boleia nos quilómetros finais, uma vez que nos confessou que já estava um bocado cansado e o carro, que estacionou perto da fronteira, ainda estava longe e receava que chegaria já de noite. Ganhamos um amigo.

Ao serão tivemos Velada de Armas, continuando as cerimónias no Domingo, com Promessas. mas isso fica para o próximo artigo

Até à próxima!

Sem comentários: