quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Cerimóniada Investidura


Para terminar em beleza um fim-de-semana totalmente preenchido, no Domingo 23 de Fevereiro assistimos à cerimónia de Investidura da Ana, a nossa nova associada. Aproveitando as Promessa do nosso Agrupamento do CNE, a Ana, perante os escuteiros de S. Dâmaso e  toda a comunidade paroquial, renovou a sua Promessa, reassumindo assim o seu compromisso com o ideal escutista.








Foi uma cerimónia muito bonita, que terminou da forma habitual, com a praxe aos novos elementos. 

O nosso Núcleo está de parabéns até porque sendo a Ana veterinária, isso constitui uma mais valia para todos nós, sobretudo para as nossa atividades de campo.

Até à próxima.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Conselho Regional


O nosso Núcleo esteve presente em grande número no Conselho Regional que se realizou no passado sábado 22 de Fevereiro no Auditório da Universidade do Minho, em Azurém. Quisemos assim apoiar os nossos amigos Ginho e Melo que faziam parte da lista candidata a novo mandato para a Direção regional.



Estiveram presentes como convidados, o Presidente Nacional da FNA, a Vereadora  do pelouro da Ação social da CMG,o Chefe Alexandre Novais e Miguel Araújo da Junta de Núcleo de Guimarães do CNE e ainda, Chefes dos Agrupamentos de Brito, Urgezes e S. Dâmaso, por convite direto dos candidatos à Direção Regional. Do nosso Agrupamento estiveram o Bento, a Mariana, a Paula, o Neca e o Paulo grande.


Da extensa ordem de trabalhos, destaca-se a aprovação por unanimidade do relatório e Contas 2013 e do Plano e Orçamento para 2014, bem como o ato eleitoral que reconduziu a Mesa do Conselho Regional e a Direção Regional, estes com 100% dos votos.




Depois, o Presidente Nacional distribuiu condecorações como se não houvesse amanhã! A Medalha da Solidariedade para o Presidente da Mesa do Conselho, que terminou o mandato, e para 3 elementos da Direção Regional: Lima, Carlos Alberto e acima de todos, para o nosso Melo, que passa assim a ser um dos nossos heróis, nosso orgulho e exemplo a seguir, conforme ele fez questão de lembrar à nossa reportagem. Finalmente, o Ginho foi agraciado com mais uma Medalha, para juntar à sua coleção de medalhas e diplomas. Esta foi a de D. José de Lencastre, pelos relevantes serviços prestados à FNA. Em declarações ao nosso blog, o Ginho afirmou que esta distinção foi exagerada e que preferia que lhe tivesse saído o Euromilhões, o que obviamente é uma brincadeira porque ele na semana passada até se esqueceu de registar o boletim.



Estamos assim de parabéns, por termos connosco dois elementos da Direção Regional, que se destacavam já pela sua beleza física, mas que agora, com a medalha ao peito, se tornaram homens muito mais vistosos!

Até à próxima.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Velada de Armas


O nosso Núcleo juntou-se ao Agrupamento 331 do CNE na Velada de Armas, como cerimónia de preparação para as Promessas do dia seguinte, domingo 23 de Fevereiro.


Assinalando o Dia do pensamento, esta foi uma cerimónia muito bonita, na qual tivemos participação ativa.









Até à próxima.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Trilho do Monte do Merouço


Se no mês passado apanhamos neve, este mês, inevitavelmente, apanhamos muita chuva. Mesmo assim, podemos dizer que S. Pedro tem sempre recompensado a nossa coragem porque mais uma vez a chuva não foi constante e, tirando um momento breve, nem sequer foi muito forte.




Assim, fomos para a freguesia de Sobradelo da Goma, concelho de Póvoa de Lanhoso, onde encontramos a aldeia de Carreira, com 2 trilhos para fazer: o do “Monte do Merouço”, mais curto mas muito mais duro, mas também mais interessante, e o do “Ribeiro Queimado”, mais rural, suave mas também bonito.






Tivemos a grata surpresa de encontrar os dirigentes do Agrupamento do CNE de Palmeira, Braga, que o Ginho conheceu há cerca de 2 anos quando foi apresentar a FNA a um grupo de antigos escuteiros presentes no aniversário desse Agrupamento, e que estavam na aldeia para o seu Indaba. Convidaram-nos para entrar na casa onde tinahm o quartel-general e assim pudemos comer o nosso farnel mais protegidos e secos. Mais um belo exemplo de partilha entre a FNA e o CNE.


Curiosamente, foi na parte final do percurso mais fácil que apanhamos mais chuva e alguns de nós se enterraram na lama até quase meio da perna, o que obrigou a que ninguém fosse autorizado a entrar no carro sem mudar de calçado.




Até à próxima.