sábado, 18 de novembro de 2006

Festa de Beato Nuno


A Festa de Beato Nuno deste ano, realizada a 12 de Novembro, revestiu-se de uma solenidade especial, uma vez que teve caracter Nacional. Organizada com grande brilho pela Direcção Regional de Braga, serviu como forma de encrerramento das comemorações dos 50 anos da Fraternidade Nuno Álvares mas também como início das comemorações dos 100 anos do escutismos. Assim, estiveram presentes a Direcção Nacional, várias Direcções Regionais, e elementos de muitos Núcleos de todos os pontos do país, embora a grande maioria fosse da nossa Região de Brga, como é natural. O convite ao CNE foi muito bem recebido, como prova a presença do Chefe Regional de Braga bem como vários elementos dos Agrupamentos vizinhos.
Tendo lugar na freguesia de Bairro, concelho de Famalicão, a festa iniciou-se com o tradicional desfile, abrilhantado pela fanfarra de um dos Agrupamentos do CNE participantes.
Chegados ao local da festa, a Quinta de Vila Verde, local paradisíaco, bem ao jeito de festividades de grande nível, a Santa Missa teve lugar em instalações previamente preparadas dentro da Quinta. Abrilhantada por um excelente grupo coral de um dos Agrupamentos do CNE, teve vários momentos solenes e muito bem preparados.
Seguiu-se o almoço, numa enorme sala, aproveitada dos vários edificios rurais da quinta agrícola original. Foi um momento de grande prazer e convívio.
A partir das 16h00 realizou-se a Sessão Solene destinada a assinalar oficialmente o fim das comemorações dos 50 anos de Fraternidade e o início das festividades do centenário do escutismo. Com a presença do Sr.Arcebispo de Braga, do Sr.Vereador do pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão, do Presidente Nacional e Regional da Fraternidae, do Chefe Regional de Braga do CNE e aínda do Prof. Hermenegildo, dirigente do CNE responsável por um dos departamentos de formação, os vários oradores tiveram momentos de grande interesse e e enriquecimento, contribuindo para que esta Festa fosse realmente uma ocasião especial.
A distribuição de lembranças comemorativas e a canção do Adeus encerraram este dia memorável.
Até á próxima.

Sem comentários: