sexta-feira, 3 de novembro de 2006

Montesinhos

Se no Verão não passamos sem o nosso Acampamento, no Inverno não passamos sem o nosso fim de semana na montanha. Este ano voltamos á zona de Montesinhos, em Bragança, que tão bem conhecemos. Com a devida autorização, instalamo-nos na casa da Lama Grande, em plena montanha do Parque Natural de Montesinhos.

Limpar a casa para que esta ficasse com as devidas condições foi a primeira tarefa. Afinal, é aqui que vamos cozinhar, comer e dormir.

No sábado á tarde fizemos uma viagem extraordinária em trilhos de grande beleza, á beira de riachos ou de paisagens espectaculares. Aproveitamos para apanhar lenha e muitos kgs de castanhas, nos castanheiros dos baldios públicos e de livre acesso. Como de costume, a maior parte da nossa recolha será oferecida ao Agrupamento 331 do CNE, para o seu magusto anual.

A rude mas eficaz lareira foi sempre o nosso principal aliado contra o frio, para dar luz e conforto, quer físico quer psicológico e aínda ajuda agrelhar carnes ou torradas para o pequeno almoço.
Há sempre disposição para uma brincadeira, mas uma dura semana de trabalho arruma com todas as energias de um trabalhador honesto. Mesmo antes de preparar os colchões para dormir, alguns não aguentam e caem nos braços de Morfeu antes do tempo.

Depois de uma noite bem dormida, nada como uma caminhada pela serra, passando a fronteira com Espanha, marcada por pinos rudimentares, confirmando que a natureza não reconhece fronteiras. A paisagem do lado de lá é exactamente igual á de cá.
E depois do almoço, o regresso a casa, que a hora já é a da Inverno, os dias são curtos, a estrada é longa e tem que ser feita com cuidado.
Até á próxima!

Sem comentários: