sábado, 24 de novembro de 2007
S.Caetano
terça-feira, 24 de julho de 2007
Acampamento de Verão 2007
O Sábado foi gasto a tratar do campo, numa caminhada até uma das lagoas quase "virgens" das redondezas, a preparar o jantar e a confraternizar entre todos e com os pastores e guardas que nos visitaram.
O Domingo não começou muito cedo mas tivemos tempo de praticar rappel e de fazer uma caminhada por uma dos montanhas das redondezas.
Na falta do nosso cozinheiro "oficial", o nosso Presidente, todos tiveram que dar o seu contributo. O maior foi dado pelo Ângelo, que apesar de fazer anos não foi dispensado de cozinhar o almoço.
terça-feira, 29 de maio de 2007
Fundão
A saída foi no sábado, com passeio de carro e paragem em Folgosinho, para o almoço. O Restaurante do "Albertino", famoso pelos seus 5 pratos mais entradas, sobremesas e saídas, deu-nos energia para o resto da viagem, não sem antes fazermos um pequeno passeio a pé pelas ruas da aldeia e seu castelo, o que sempre ajudou á digestão.
A amizade que nos une á Associação "Os Caminheiros da Gardunha" já vem de trás, dos laços criados por um de nós no Ultramar com um dos elementos da Associação. Fomos dos primeiros convidados externos a participar nas suas caminhadas e por isso, somos sempre recebidos como família, em clima de festa. Foi o que aconteceu no sábado ao fim da tarde. Esta gente do Fundão são mestres no receber bem os convidados! Aqui sentimo-nos em casa! Junto deles, a amizade é uma palavra com sentido.
Depois do almoço, em festa e convívio com todos os participantes, despedimo-nos com destino a casa, onde chegamos, 5 horas depois, quando poderíamos tê-lo feito em 3. Nós somos assim...
Até á próxima!
terça-feira, 27 de março de 2007
S.Torcato
Não, não chegamos á Austrália! É apenas uma criação de avestruzes.
No final da caminhada juntamo-nos ao Matos e ao Melo, que tinham o almoço quase pronto. O paté de atum levantou muitas dúvidas, perante a proximidade de uma lata aberta de pedigree pal, mas o churrasco estava a contento! O dia terminou com o convívio entre todos ao qual nos habituamos de tal maneira que é já parte importante da vida de cada um de nós.
sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007
Abadia/S.Bento
Adoramos estar em grupo no meio da serra, só nós e a natureza!! Só nós???!!! Ora bolas!! Estes passeios na natureza estão na moda e cada vez mais concorridos! Um grupo de praí 20 "civis" "atropelou-nos" pelo caminho, deixando-nos desolados. Já não há respeito pelos veteranos destas serras! Qualquer dia vamos ter que fazer saídas ao campo na selva africana, se queremos ter sossego!
Pronto, vamos lá confessar: o caminho começou a ficar esquisito a partir de determinada altura. Já não vimos cá há alguns anos e a paisagem também muda. Realmente mudou muito porque nunca tinhamos passado por alguns sítios. Não faz mal. Ficamos a conhecer trilhos novos. A Aldeia de Vilarinho de Perdizes, por exemplo. Tudo muito bonito, realmente... O trilho complicou-se. Foi preciso "cortar mato", subir e descer muros, penedos e afins. Subidas íngremes e descidas a pique! Foi duro e o corpo já estava a ficar cansado. Finalmente a civilização de novo! Um casal de aldeões! "Amigos, estamos concerteza pertinho de S.Bento, não?" "Qual quê, esta é a estrada para a Abadia. É já ali á frente!". Balde de água fria! Afinal os nabos fomos nós! Estavamos quase no ponto de partida outra vez.
Voltamos ao carro e toca a ir para o S.Bento comer o farnel. Surpresa! O Bobi estava lá á nossa espera. Ele sabia para onde queríamos ir e soube que estavamos enganados. Almoçou conosco. Bem o mereceu!
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007
Reisadas 2007
Além de ser a principal forma de financiamento do Agrupamento, através dos donativos dos amigos onde vamos cantar, esta é também uma das formas de manter e reforçar os laços do Agrupamento com os familiares, vizinhos e amigos. Temos a certeza que se algum dia interrompessemos esta actividade, seria grande a decepção entre muitos.
Tudo começou em 1970 e desde aí, nunca se interrompeu esta tradição, que dura há 37 anos, sempre com a mesma alegria e criatividade. Alguns de nós começaram aínda adolescentes, passamos para a juventude e vida adulta e agora já temos os nosso filhos a acompanhar-nos. Dentro deste grupo pode dizer-se que há uma amizade de toda uma vida e os laços são mesmo muito fortes.
A colaboração entre o CNE e a FNA é visivel na primeira foto. Há quem festeje sempre o aniversário durante os Reis.Depois de nos ouvir as meninas do Lar de Sta.Estefania dançaram para nós
O grande responsável pelo sucesso desta actividade, que merece toda a nossa estima e consideração é o José Matos, compositor-maestro-acordeonista e que foi um dos fundadores do Núcleo Nº 2 da FNA e seu primeiro Secretário. É aínda um elemento activo do nosso Núcleo. Ao longo destes 37 anos, foi ele sempre o compositor das letras e músicas, que foram sempre temas originais e nunca repetidos. Dono de um estilo já próprio, foi o autor de alguns temas de grande sucesso que alguns dos amigos não cansam de ouvir e que são pedido obrigatório da festa. Para ele vai a nossa justa homenagem.
José da Silva Matos(Sr.Matousse)