sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Castanhas



No passado sábado fomos "matar" o vício: apanhar castanhas no Outono. Este ano tivemos o convite dos dirigentes do Agrupamento 331 para nos reunirmos a eles para uma actividade num dos últimos fins-de-semana de Novembro. Assim ocuparemos a nossa actividade de inverno. Mas final de Novembro é muito tarde para apanhar castanhas e as tradições são para se manter. Pelo menos as nossas!

Assim, aproveitamos a saída ao campo de Outubro e fomos para a zona entre Vieira do Minho e a Borralha, onde sabíamos existir uns baldios com castanheiros á mão de semear (neste caso, de apanhar).

Passamos a manhã na recolha. Este ano as castanhas estão fracas. O Outono quente atrasou a sua evolução e não estão garnde coisa. Mas como a cavalo dado não se olha o dente, continuamos entusiasmadamente o nosso tarbalho, mesmo que no final, quase todos nos queixassemos de ter espetado picos dos ouriços nos dedos.


Como sabíamos que não íamos ter tempo para grandes caminhadas, desta vez decidimos fazer um chuurasco para o almoço.

Num parque de merendas na aldeai de Campo, passamos o resto do dia. Cozinhamos um excelente bacalhau na brasa com batatas cozidas, comemos e fizemos um intesno campeonato de chincalhão, que deu azo a grandes rivalidades, todas elas amaciadas com mais um copo.Não faltou também um torneio de pontaria com a tradicional fisga.









É por isto que gostamos do nosso Norte: enquanto comíamos recebemos a visita de um rebanho e respectivo pastor e de muito gado. O Jominho até quis fazer uma tourada mas em vez de o touro correr atrás dele foi ele que teve que correr atrás do touro.







Desta vez não podemos dizer que terminamos o dia cansados, mas podemos continuar a dizer que o terminamos felizes.

Até à próxima.

Sem comentários: