domingo, 10 de abril de 2011

Aldeias da Margem do Rio Vizela

Na nossa Saída ao Campo do mês de Abril resolvemos finalmente cumprir um designio que todos os vimaranenses de gema têm: conhecer a nascente do Rio Vizela (isto é uma ironia. Estou a brincar :-))

De qualquer modo, escolhemos o Percurso 2 dos trilhos da zona de Fafe: Aldeias da Margem do Rio Vizela. Um trilho circular, que começa na aldeia de Lagoa e visita também Gontim, Felgueiras e Pedraído. Por nossa conta e risco fizemos o tal desvio para conhecer a nascente deste rio. Total: 21 kms em 6 horas.

 

O dia amanheceu nevoento e com chuva fina. Nada que nos atrapalhe, mas prejudicando grandemente a paisagem e as fotos. Este Minho verde e belo merece ser visto e todo o seu esplendor.

Apesar de ser das zonas que melhor conhecemos, ficamos sempre surpreendidos com a ruralidade destas aldeias, a pouco mais de meia hora de Guimarães. É neste ambiente que nos sentimos como peixe na água (ou cabras no monte, ou bois no pasto, ou galos no galinheiro!!!).

 
 
A "venda" da senhora Maria

Nunca faltam os moínhos, normalmente em ruínas. Estes percursos de água foram já plenos de vida e labor. Alguns dos edifícios, mesmo abandonados, aínda são dignos de uma visita.

 
 
Uma palavra muito especial para o Roque, o pastor alemão de 10 meses, que engraçou concosco e fez os 21 kms ao nosso lado, indicando-nos várias vezes o caminho. Partilhou do nosso farnel, atirou-se a tanques de água e brincou muito. No final tivemos o prazer de o devolver ao dono, que já estava preocupado e ficou nosso amigo, por perceber que não lhe queriamos roubar o cão e que foi este que nos escolheu. Na verdade, tivemos que o impedir de entrar nos nossos carros porque queria vir conosco. Até á próxima Roque! Até à vista amigo.

Até à próxima.

Sem comentários: