Em todos estes anos de "Saídas ao Campo" havia algo de que nos orgulhávamos: nunca desmarcamos uma caminhada por ameaça de mau tempo, até porque S. Pedro, certamente para recompensar a nossa coragem e entusiasmo, sempre nos protegeu, fosse com abertas prolongadas, fosse mesmo com sol imprevisto e surpreendente. Bem, não sabemos o que fizemos que o tenha decepcionado ou ofendido, porque desta vez o castigo foi total! Choveu e trovoou ininterruptamente e de forma intensa durante todo o tempo que durou a atividade, com duas míseras exceções: quando paramos num café para retemperar energias, começando a chover mal saímos do estabelecimento e quando nos abrigamos para almoçar debaixo da pala da entrada do Centro Interpretativo do Monte Padrão. A aberta durou enquanto comemos e visitamos o Museu, guiados pela gentil e competente funcionária responsável, que nos ajudou a descobrir os achados arqueológicos deste local, que desconhecíamos. Mal saímos do "paraíso" quente e seco, começou outra vez a chover torrencialmente o que só não nos levou a desistir porque já estávamos tão encharcados que, mais água menos água, já não fazia diferença nenhuma!
Tudo começou no alto da Sra. da Assunção, em Santo Tirso, onde deixamos o carro, seguindo depois a pé pelo Percurso Nº 3, em busca da nascente do rio Leça, bem marcada e com um bonito arranjo. As paisagens familiares desta zona são muito bonitas, principalmente na Primavera. Imaginemos como seria se estivesse sol!
As quedas de Fervença são também de visitar, não tanto pela espectacularidade que o nome sugere, que não existe, mas pelo bucolismo do local, propicio a pique-niques de Verão, à beira rio.
Já depois do almoço, e atravessando carreiros que mais pareciam ribeiros, tivemos ainda uma experiência "radical", tendo que descer por corda um local de acesso especialmente difícil.
E como quando é prá desgraça. é mesmo prá desgraça!, já bem secos e recuperados, participamos com os outros nossos companheiros e irmãos escutas da FNA e do CNE na procissão de velas da nossa paroquia, que encerra o mês de Maria. E o que aconteceu? Chuva mais uma vez, abundante e pesada, fazendo com que no final voltássemos para casa outra vez bem encharcados, que é para não perdermos o hábito!!
Até à próxima.
Sem comentários:
Enviar um comentário