segunda-feira, 25 de março de 2019

SOS Moçambique


O Pedro Areias, nosso amigo e ex-dirigente do Agrupamento de S. Dâmaso (um dia vai voltar, ou para o CNE ou para a FNA), pediu ajuda à FNA para trabalhar no posto de receção em Guimarães de donativos, que a Associação Portuguesa de Moçambique pôs a funcionar para receber as roupas, calçado, alimentos e produtos de higiene com os quais contam encher um contentor para acudir às vitimas da tragédia que se abateu sobre o povo-irmão, na região da Beira.


O Ginho pôs a funcionar as suas influências e mais de 20 fraternos do nosso Núcleo e dos de Urgezes, Santo Amaro, Polvoreira, Santa Marinha da Costa e Fermentões passaram o domingo a trabalhar por turnos, a separar os produtos, encher, fechar e registar as caixas com ajuda. Ao todo conseguimos encher quase 80 caixas, num total de 200, uma etapa já cumprida no objetivo de completar 600 até ao final da semana.



De S. Dâmaso, estiveram o Ginho, a Berta, o Virgilio, a Cátia, o namorado da Cátia, amigos da Cátia, conhecidos da Cátia e algumas pessoas que a Cátia nunca viu nem nunca lhe foram apresentadas. Também passaram por lá a Ângela e a Ana para deixar a sua contribuição. Bem haja a todos.

Até à próxima.

Moínhos do Ave


Enquanto o Ginho e o Melo representavam superiormente o Núcleo de São Dâmaso no 10º aniversário de Vila do Conde, o Ricardo, a Susana, o Jominho, Armando, Virgílio e Maia brincavam aos lobitos  no trilho dos Moinhos do Ave. Parece que foi muito bonito, divertiram-se muito, andaram a lamber penedos e no final ficou decidido que era este o trilho que vamos fazer na caminhada regional. E mais não sei.











Até à próxima

10º aniversário do Núcleo de Vila do Conde


Num fim-de-semana muito completo e ocupado, o Ginho e o Melo representaram S. Dâmaso no 10º aniversário do Núcleo de Vila do Conde. O dia iniciou com uma exposição esteticamente  muito bonita e bem trabalhada no auditório municipal, onde foram também entregue os cabazes solidários que cada Núcleo inscrito preparou, para serem entregues a famílias carenciadas. 


Depois do cofee break, iniciou-se um interessante  raid cultural por equipas no centro histórico, com visitas à nau quinhentista, uma réplica construída em Vila do Conde das naus do séc. XVI, à Alfândega Régia, à Capela de Nossa Senhora do Socorro, e ao Museu das rendas de bilros.









Depois da Eucaristia Solene na Igreja Matriz, com direito a foto de grupo no final, o almoço foi nas instalações da associação Rancho do Monte e decorreu muito bem, cheio de animação e momentos bonitos.






Parabéns ao Núcleo de Vila do Conde por estes 10 anos cheios de qualidade e serviço.

Até à próxima.

terça-feira, 19 de março de 2019

10º aniversário do Núcleo de Nª Sra. d'Ajuda


O Ginho, Melo, Jominho, Ricardo e Carlos estiveram no passado sábado dia 16 de Março em Moreira de Cónegos, para as comemorações do 10º aniversário do Núcleo Nª Sra. d'Ajuda.

Depois da receção aos Núcleos com um porto de honra, os presentes dirigiram-se para o auditório do Centro Pastoral, para um interessante debate sobre os prós e contras das redes sociais, com um ilustre painel de convidados, que incluiu o jornalista da RTP Hélder Silva, o sociólogo Esser Jorge, Flávia Barbosa do departamento de comunicação da Arquidiocese de Braga e o assessor de comunicação do Município de Guimarães, Paulo Machado. Das intervenções do público destaca-se a do Ginho, considerada por todos a mais inteligente, e que foi aplaudido de pé pelos presentes.


No final da Eucaristia, integrada no momento protocolar, o Ginho foi um dos homenageados, de forma inteiramente merecida, por tudo o que ele tem feito pela paz mundial, tendo sido presenteado com uma bonita imagem de Nª Sra. d'Ajuda. 

No final houve convívio e muita animação. Felizmente, ninguém precisou d'ajuda para chegar a casa, exceto o Melo, que não tinha levado carro.


Até à próxima

quinta-feira, 14 de março de 2019

Atividade de voluntariado ambiental


O nosso Núcleo, junto com mais 19 escuteiros dos Núcleos de Ronfe, Urgezes, Terroso, Oliveira de Santa Maria e Santa Marinha da Costa, esteve presente através do Jominho, Maia e Virgilio, na atividade regional de voluntariado ambiental que decorreu no dia 9 de Março na Citânia de Briteiros, com o objetivo de cortar as "mimosas", uma espécie invasora, que naturalmente prejudica aquele sitio arqueológico. Também se plantaram 20 carvalhos.



No final da jornada de trabalho, foi-nos oferecida uma visita guiada ao Museu de Cultura Castreja, situado em Briteiros São Salvador, onde pudemos conhecer parte da vida e obra de Martins Sarmento, um Vimaranense que dedicou toda a sua vida à escavação e descoberta das ruínas arqueológicas de Briteiros que provam a extraordinária existência de um importante povoado primitivo de origem pré-romana. Neste museu, entre outras coisas pudemos ver inúmeros achados provenientes das escavações realizadas.




Foi um dia marcante: trabalho voluntário, vida ao ar livre em natureza, defesa do meio ambiente, amizade partilhada, alegria, boa disposição e enriquecimento cultural e histórico.

Até à próxima




segunda-feira, 4 de março de 2019

Conselho Regional


No sábado 23 de Fevereiro, o Ricardo, o Melo e o Ginho representaram S. Dâmaso no Conselho Regional que decorreu em Vizela, no auditório do salão paroquial. O Ginho foi o único dos nossos a botar faladura, devido ao cargo de chefe do departamento regional de expansão. Na sua intervenção ele salientou ser o único elemento da Direção Regional e Departamentos que dá lucro, uma vez que a sua atividade não gera despesa e traz novos associados para a FNA, o que gera quotas e receitas. Assim, pediu à Mesa um voto de louvor para a sua ação, o que não foi aceite, sendo claramente uma das maiores injustiças cometidas no mundo, apenas superada pelo gozo ao penteado de Donald Trump.

No final do Conselho fomos visitar o local onde se realizará o IV ACAREG, num parque bem no centro da cidade.

Até à próxima.