quinta-feira, 14 de março de 2019

Atividade de voluntariado ambiental


O nosso Núcleo, junto com mais 19 escuteiros dos Núcleos de Ronfe, Urgezes, Terroso, Oliveira de Santa Maria e Santa Marinha da Costa, esteve presente através do Jominho, Maia e Virgilio, na atividade regional de voluntariado ambiental que decorreu no dia 9 de Março na Citânia de Briteiros, com o objetivo de cortar as "mimosas", uma espécie invasora, que naturalmente prejudica aquele sitio arqueológico. Também se plantaram 20 carvalhos.



No final da jornada de trabalho, foi-nos oferecida uma visita guiada ao Museu de Cultura Castreja, situado em Briteiros São Salvador, onde pudemos conhecer parte da vida e obra de Martins Sarmento, um Vimaranense que dedicou toda a sua vida à escavação e descoberta das ruínas arqueológicas de Briteiros que provam a extraordinária existência de um importante povoado primitivo de origem pré-romana. Neste museu, entre outras coisas pudemos ver inúmeros achados provenientes das escavações realizadas.




Foi um dia marcante: trabalho voluntário, vida ao ar livre em natureza, defesa do meio ambiente, amizade partilhada, alegria, boa disposição e enriquecimento cultural e histórico.

Até à próxima




Sem comentários: