quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Atividade Nacional de Ambiente


No fim de semana de 27 e 28 de Outubro participamos pela primeira vez numa Atividade Nacional promovida pelo Departamento Nacional de Ambiente, que este ano se realizou no Fundão e que teve como objetivo reflorestar uma das encostas da Serra da Gardunha, afetada pelos incêndios de há 2 anos. O facto de ser no Fundão "chamou-nos" devido aos laços históricos que nos unem àquela cidade serrana, já que antes íamos lá de 2 em 2 anos participar nas caminhadas organizadas pelos Caminheiro da Gardunha. Além disso, a Ana Rita, que é a Presidente do Núcleo da FNA do Fundão, é filha de um dos grandes amigos do tempo da tropa de um dos nosso do grupo dos antigos escuteiros de S. Dâmaso, que numa das visitas a casa dos pais dela lhe ofereceram um chapéu de escuteiro com a fita em pele com o timbre dos antigos escuteiros de S. Dâmaso e que ela guarda ainda com muito carinho e estava em exposição à entrada do Seminário do Fundão, onde os participantes pernoitaram e onde nós chegamos pelas 3h00 da madrugada de sexta para sábado depois de uma longa e cansativa viagem cheia de nevoeiro.

E se as atividades de ambiente são assim, então queremos ir sempre!! É que o acolhimento foi excelente, a comida fantástica, as visitas de Domingo espetaculares e o convívio e amizade foras-de-série!! E o trabalho fez-se de forma responsável, consciente, adulta e produtiva, de tal forma que uma hora antes de terminar o horário previsto, já tínhamos esgotado todos os carvalhos a replantar, ou seja, 2200!!!! Foi obra e os responsáveis da Câmara Municipal do Fundão ficaram de boca aberta!!

Numa atividade com cerca de 100 escuteiros adultos de todo o país, dividimos camarata com os rapazes de Setúbal, que ficaram fascinados com a potência gasosa noturna de um dos nosso selementos (tentem adivinhar!!!). Foi bonito!

No final do almoço de Domingo, depois das longas dspedidas, e depois de um trabalhão e até algum susto para pôr o carro do Jominho a funcionar, este, o Ginho, o Maia, o Armando e o Virgílio regressaram a casa cansados mas satisfeitos com a sensação do dever cumprido.

























Até à próxima

Sem comentários: