segunda-feira, 4 de junho de 2018

resumo de 1 ano - 2ª parte

Reisadas/Reunião de Piedade
Desde 1970 que a família escutista de S. Dâmaso leva a alegria dos tradicionais "Reis" à casa dos amigos, mas também àqueles que de alegria mais precisam, como os utentes dos Lares de seniores, cujo carinho é fundamental para nós. No primeiro domingo do ano, a animação da Reunião de Piedade fica a cargo da FNA. No final da Eucaristia, cantamos os nossos Reis a toda a comunidade paroquial, com dedicatória especial ao Padre Domingos, o nosso Assistente e amigo.


Almoço de Reis
7 de Janeiro. Após o sucesso do ano passado, voltamos a realizar o almoço de Reis da FNA, extensivo aos Dirigentes e Caminheiros do nosso Agrupamento, bem como às nossa famílias. A comida estava boa mas o calor da amizade foi o mais importante.





Fundação do Núcleo de São Roque
14 de Janeiro Numa manhã muito fria, rumamos a Figueiredo, paróquia do Concelho de Guimarães, para a cerimónia de fundação do Núcleo de São Roque, mais um na nossa Região. Cerimónia bonita, lanchinho agradável ao sol de inverno e muita alegria.


Acantonamento de Inverno
27 e 28 de Janeiro. Alugamos uma casa numa aldeia do Concelho de Monção, Portela, relativamente perto de Castro Laboreiro, o destino que pretendíamos mas onde não foi possível encontrar hospedaria. A casa era muito agradável, a aldeia muito maior e rica do que esperávamos, e o tempo não esteve mau. Começamos por parar em Monção, para uma visita rápida à vila. Depois de nos instalarmos e do almoço, fizemos a primeira viagem, com destino a Castro Laboreiro. No entanto, por sugestão do dono da casa, fizemos o caminho pela montanha, com paragem na aldeia de Vale de Poldros, também conhecida como Branda de Santo António, que nos deixou de boca aberta! Nunca tínhamos visto construções do género, lembrando as casas dos Hobbits. As brandas são aldeias de montanha, onde as pessoas que tinham gado passavam o Verão, enquanto o gado engordava para o Inverno. Também vimos a capela mais pequena que já encontramos. Chegados a Castro Laboreiro, visitamos a cascata e o castelo, num bonito percurso a pé. À noite, como o fogão não desbastava, o arroz de cabidela teve que ser feito no forno. E não é que ficou bom?!! Na manhã seguinte, fizemos uma caminhada pelas redondezas, que acabou por seu uma aventura interessante, já que numa das subidas nos vimos aflitos para continuar, enquanto que recuar era completamente impossível. Quando não se pode ir para trás, tem que se ir para a frente! O que vale é que o almoço foi bom e no final, depois de tudo arrumado, regressamos a casa, cansados mas satisfeitos.















Saída ao Campo
17 de Fevereiro. Trilho de Xertelo e as lagoas. Passeio pelo rio e as lagoas do Cávado. Espetacular.





Conselho Regional
24 de Fevereiro. Foi em Esposende. Relatório e contas aprovados. Despedida emocionada do Eduardo Cunha, Chefe do Departamento Regional de Internet e Multimédia, que aceitou o desafio de regressar ao CNE para abraçar a responsabilidade de ser Dirigente. Boa caça Eduardo!


Saída ao Campo com pernoita em Esposende
10 e 11 de Março.  Trilho bonito na zona de Gemeses. Basicamente rural e sem grande esforço mas muito agradável. No final, a Paula e a Berta juntaram-se a nós para pernoitarmos em Esposende. Grande diversão, excelente jantar e animadíssima partida de cartas "às orelhas", ao calor da lareira, enquanto lá fora a tempestade bufava. Vários de nós ficaram com as orelhas bem maiores do que tinham antes! Depois do pequeno-almoço, rumamos a Escudeiros para, em conjunto com o Vive-presidente Regional, podermos dar o nosso testemunho sobre a FNA, a nossa missão e o tipo de atividades que realizamos, numa apresentação a alguns Dirigentes do Agrupamento local do CNE, que não tinham uma ideia muito correta sobre a nossa associação. A missão foi cumprida a contento e ficamos com a certeza que o novo Núcleo de Escudeiros da FNA será uma realidade, com o apoio e o carinho do seu Agrupamento, numa união de verdadeira família escutista.











Páscoa 2108
1 de Abril. Mais uma atividade "obrigatória" de serviço à Paróquia. Este ano o Padre Domingos esteve no "nosso" Compasso. No total, espalhados pelos vários Compassos, tivemos 11 elementos em ação.


10º aniversário do Núcleo de Terroso
21 de Abril. Tarde muito agradável, com uma cerimonia também muito bonita. Terroso é uma paróquia muito formosa e a zona onde ficam os edifícios paroquiais, que incluem a sede do CNE e da FNA, é muito bonita e as condições são excelentes. Tudo condições suficientes para que a festa fosse um sucesso. E este pessoal do Núcleo de Terroso bem merece, que são todos uns porreiraços!



Fundação do Núcleo de Escudeiros
22 de Abril. E o Núcleo de Escudeiros nasceu e é uma realidade. Correu tudo muito bem, a festa foi bonita, o CNE esteve em força a dar o seu contributo decisivo e a Região de Braga da FNA, como de costume, marcou uma presença fortíssima, acarinhando e recebendo no seu seio mais um Núcleo. Bem-vindos. Boa caça.




Sem comentários: