sexta-feira, 1 de junho de 2018

resumo de 1 ano - 1ª parte - até 31 Dezembro 2017

Por várias razões de ordem técnico-táctica, incluindo a falta de pachorra, este blog esteve inativo quase um ano. É triste, mas é verdade, e as verdades são para ser ditas, doa a quem doer (pelo menos é o que dizem algumas pessoas que eu conheço e que depois se queixam de ter poucos amigos). Para tentar remediar o mal (sim, que de um mal se trata pois o mundo tem estado impedido de usufruir deste maravilhoso blog), aqui fica um resumo muito resumido (passe o pleonasmo, só para verem como eu sou culto) do que fizemos no ultimo ano:

R'Graba 2017

20 de Maio. Foi a primeira edição desta nova atividade regional, realizada na Póvoa de Varzim. O Ginho foi moderador na Jornada de Valorização. Que pintarola! Até deu capa de revista!!!

3ª Etapa dos Caminhos de Santiago- Ponte de Lima-Valença




10 de Junho. Fosga-se!!! Foi a mais longa, estava um calor do caraças e alguns de nós ficaram com os pés numa bolha só!!! Ide brincar co caraças!! Prá próxima vamos mas é de carro que isto de ir a pé é para totós!!!

Feira Afonsina 2017







Que é que se há-de dizer? Um trabalho dos diabos mas mais um sucesso. A cerimónia da Queimadinha está cada vez mais apurada, com a nossa procissão a chamar a atenção para o que realmente importa: uma bebida de cair pró lado (e alguns saem de lá já mesmo a cair!!!).

Investidura de novos elementos
8 de Julho. Este foi um dia muito bonito. Agora somos mais e melhor. A Paula, o Virgílio, o Coelho e o Armando fizeram a sua Investidura oficial na FNA, com a realização da sua Promessa escutista. Foi um momento especial. O nosso Virgílio, que se tornou uma figura nacional como exemplo daqueles que nunca tendo sido escuteiros na sua juventude partilham o amor ao escutismo, o espírito escutista e o espírito de serviço com tanta paixão como nós, foi Investido solenemente pela Direção Regional como Escuteiro Adulto. Num gesto muito bonito, o presidente Regional, Carlos Alberto Cunha, delegou a sua autoridade no Ginho, entregando-lhe a presidência da cerimónia, como reconhecimento público por todo o trabalho que este e a sua equipa regional tiveram na defesa a nível nacional deste propósito, influenciando decisivamente o processo de revisão dos Estatutos e Regulamentos da FNA. O Coelho e o Armando, associados do Núcleo de S. Dâmaso desde a primeira hora, mas que nunca tinham feito a sua Investidura solene, fizeram-no desta vez, sendo agora Escuteiros Adultos como todos os outros. Bem vindos Paula, Armando, Coelho e Virgílio. Somos um!










4ª Etapa dos Caminhos de Santiago-Valença-Redondela
15 de Julho. Tivemos o apoio do Miro, Paula e David, que já nos tinham ajudado na etapa anterior. Perdemos definitivamente a Ana, a Cátia, o Nuno e a namorada. Paz à sua alma! (de peregrinos, entenda-se, que graças a Deus estão todos vivinhos da silva!) Calor mas mais fácil de suportar. Entramos em Espanha. Encontramos uns dinamarqueses, que comeram tudo do que lhe oferecemos e se mais oferecíamos, mais comiam!





Acampamento de Verão
29 e 30 de Julho. Fomos para o Campo Escutista de Serzedo, na fronteira com Felgueiras. Tivemos a companhia do Peixoto, o nosso "sócio" nos caminhos de Santiago.Muita comidinha, muita festa, passeio com direito a banhoca no rio, tentativa frustrada de ir à Missa (enganamos-nos no horário) mas que deu direito a mais um caminhada. E correu tudo bem.













5ª Etapa dos Caminhos de Santiago - Redondela a Barro
9 de Setembro. Tivemos o apoio da Paula, Miro e David. Em Pontevedra ficamos espantados com a quantidade de jovens nas ruas. Cada grupo estava vestido da mesma maneira mas todos os grupos eram diferentes uns dos outros. Era a festa da peregrina. 




Acagrup
29 e 30 de Setembro e 1 de Outubro. Campo escutista de Prazins Santo Tirso. Este é sempre um dos momentos mais bonitos do ano, pois estamos em comunhão plena do ideal escutista com os nossos irmãos do Agrupamento 331 do CNE. As patrulhas mistas que juntam lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e FNA, são sempre a fórmula ideal para a partilha de capacidades, conhecimentos, alegria, amizade e fraternidade. O campo, já bem nosso conhecido, recebeu condignamente todas as actividades que incluíram saídas , provas de diversos tipos, surpresas e muita festa. S. Dâmaso é mesmo uma família como deve ser!





Aniversário do Núcleo de Vale São Cosme
1 de Outubro. Fizemos uma escapadinha do ACAGRUP e fomos festejar com os nosso irmãos escutas do Núcleo de Vale São Cosme o seu 25º aniversário. Foi uma festa bonita.

6ª Etapa dos Caminhos de Santiago - Barro a Padrón
14 de Outubro. Nesta etapa já não tivemos veículo de apoio. Sendo assim, deixamos o pessoal no inicio do percurso, eu e o Jominho (e o Armando que se atrelou a nós) fomos estacionar os nosso carros em Padrón, apanhamos um taxi espanhol e regressamos ao ponto de partida, a Barro. Assim, foi só fazer o percurso e no final tínhamos os nossos carrinhos à espera para regressar. O lanche no muro do parque da cidade ao lado do rio foi um momento muito agradável.






Fundação do Núcleo de Milhazes
29 de Outubro. A FNA está a crescer no concelho de Barcelos. S. Dâmaso esteve presente na fundação do Núcleo de Milhazes, um grupo de gente boa e cheia de espírito escutista.


Festa de S. Nuno
12 de Novembro. Estivemos na partida do cortejo automóvel que levou o andor de S. Nuno de Santa Marinha da Costa até Corvite, o local da Festa deste ano. Correu tudo muito bem. Ficamos para o almço, que se realizou no salão paroquial.


2º aniversário do Núcleo de Infias
18 de Novembro. Os laços de amizade que nos unem a este Núcleo, "obrigaram-nos" a estar presentes na festa do seu 2º aniversário, até porque fizeram a sua Investidura na FNA vários elementos que, nunca tendo sido escuteiros, há muitos anos que trabalham em prol do escutismo e do CNE naquela paróquia de Vizela. O Presidente do Núcleo de Infias não se esqueceu de agradecer ao Ginho a iniciativa e todo o apoio que a anterior Direção regional deu para a fundação deste Núcleo.


Ultima etapa dos Caminhos de Santiago - Padrón a Santigao

25 de Novembro. Dia frio. É esta a ultima etapa. O João Marques vai-nos acompanhar conduzindo a carrinha de 9 lugares que a Junta de freguesia de Azurém nos cedeu.Sentir que é a ultima etapa dá-nos força mas também um certo sentimento de melancolia pois esta aventura está prestes a terminar. O caminho correu bem. Tínhamos reservado dois bungalows no parque de campismo de Santiago de Compostela e aí jantamos e pernoitamos. Numa manhã fresquinha, mas fardados a rigor, pois o momento solene assim o exige, fomos assistir à missa do peregrino. No final fomos buscar os nosso diplomas oficiais, a que temos direito por termos carimbado os nossos passaportes durante todo o percurso. Depois da compra dos brindes e recordações, partimos de regresso a casa, com paragem para almoço em Valença. Até à próxima.














Trilho das 7 pontes
9 de Dezembro. O dia estava chuvoso mas mais uma vez tivemos sorte pois só começou a cair a sério já quando estávamos no carro. Trilho muito bonito. mesmo com o tempo assim as paisagens eram de cortar a respiração. Como de costume, enganamos-nos na ultima parte do percurso e das 7 pontes só fizemos 5. Para compensar, tivemos uma subida a pique, que nos pôs de língua de fora. Como o trilho começava e acabava na Portela do Homem, terminamos a atividade na lagoa de água quente de Lobios. Definitivamente, este será o trilho que vamos fazer na Caminhada Regional do próximo ano.






Ceia de Natal do Agrupamento de S. Dâmaso do CNE
9 de Dezembro. Para terminar bem o dia e o ano, no que atividades escutistas diz respeito, nada melhor do que a Ceia de Natal do nosso Agrupamento, onde a família escutista de S. Dâmaso, os familiares e os amigos se reúnem para vivenciar a amizade que nos une, a Fé que nos fortalece e o espírito de Natal que nos aquece a alma e o coração. Este ano, como os participantes são cada vez mais, a Ceia realizou-se na Sede do Trovadores do Cano, os nosso vizinhos e amigos, que gentilmente nos acolheram.









Sem comentários: